Planta da CasaConstruída entre 1923 e 1925, a Casa da Rua Tibiriçá nº 776 foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia a partir de 1941. A fazendeira Joaquina Evarista Meirelles e seu filho Joaquim Machado de Souza, moradores e proprietários da Fazenda Santa Rita em Bonfim Paulista, assinam a planta da Casa, em 28 de maio de 1923, e investem na sua construção.

O ecletismo observado na Casa traz a coexistência de mais um estilo arquitetônico, alcançando até mesmo no mobiliário, na pintura decorativa e dentre outros ornamentos. A decoração interna da Casa é distinta para cada cômodo tendo pinturas decorativas representativas para cada utilização do ambiente.

 A Casa é divida em dois pavimentos. O térreo com áreas de convivência social, trabalho e serviço. No piso superior é situada a área intima da família, tendo os ambientes de descanso, banho e vestir. A partir das histórias das duas famílias que viveram na Casa é possível compreender os hábitos culturais de cada época e cada cultura –elite cafeeira e imigrantes italianos

Galeria de Imagens

Faça download das plantas: