Ir para o conteúdo

Visitas com agendamento prévio
qui às 15h | sex às 15h | sáb às 10h e 11h30


Educativo Acessibilidade

Arquitetura

Planta da CasaConstruída entre 1923 e 1925, a Casa da Rua Tibiriçá nº 776 foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia a partir de 1941. A fazendeira Joaquina Evarista Meirelles e seu filho Joaquim Machado de Souza, moradores e proprietários da Fazenda Santa Rita em Bonfim Paulista, assinam a planta da Casa, em 28 de maio de 1923, e investem na sua construção.

O ecletismo observado na Casa traz a coexistência de mais um estilo arquitetônico, alcançando até mesmo no mobiliário, na pintura decorativa e dentre outros ornamentos. A decoração interna da Casa é distinta para cada cômodo tendo pinturas decorativas representativas para cada utilização do ambiente.

 A Casa é divida em dois pavimentos. O térreo com áreas de convivência social, trabalho e serviço. No piso superior é situada a área intima da família, tendo os ambientes de descanso, banho e vestir. A partir das histórias das duas famílias que viveram na Casa é possível compreender os hábitos culturais de cada época e cada cultura –elite cafeeira e imigrantes italianos

Mouse apontando para o ícone de acessibilidade

Toque ou passe o mouse em cima do símbolo de libras nos elementos da página

Por que não vejo o ícone em todos os elementos?

Os vídeos em libras foram criados pelo próprio museu especificamente para os conteúdos acessíveis afim de ter uma experiência melhor ao público com deficiência, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas.

Encontrei algum problema com a ferramenta. O que eu faço?

Por favor entre em contato com o museu pelos links fornecidos no site e relate o problema para que possamos avisar a equipe que desenvolveu a ferramenta.