Em tempos de quarentena a orientação, por conta do COVID-19, é #fiqueemcasa. Participe dessa ideia da #culturaemcasa.

Na primeira seleção de filmes italianos que estão disponíveis online a curadoria de Fernanda Stucchi e Fernando Trotta sugere 4 filmes.

“O Homem sem gravidade” e “Welcome Mr. President!” são filmes recentes e estão disponíveis na NETFLIX.

“O Homem sem gravidade”, lançado em 2019, segue a linha de história fantasia em que narra a vida de Oscar, personagem principal.

Faixa Etária: 14 anos

“Welcome Mr. President!”, lançado em 2013, com uma trama que alinha história e política, a partir de uma visão cômica do personagem Giuseppe Garibaldi. Um bibliotecário de uma pequena cidade no Piemonte que acaba eleito presidente da Itália.

Faixa Etária: 14 anos

 

“Casanova” de Federico Fellini (1976) e “Roma, Cidade Aberta” de Roberto Rossellini (1944) são produções clássicas do cinema italiano disponíveis no YOUTUBE.

 

Casanova de Federico Fellini (1976)

Faixa Etária: 14 anos

As histórias do lendário sedutor Giacomo Casanova produzida segundo uma visão extremamente felliniana. Das suas proezas sexuais ao seu declínio, em meio a cenários bizarros e decadentes. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino.

 

“Roma, Cidade Aberta” de Roberto Rossellini (1944)

Faixa Etária: 16 anos

Um dos filmes que marcou época! Um drama neorrealista italiano, ambientado em Roma durante a ocupação nazista em 1944. O título refere-se a Roma sendo declarada uma cidade aberta após 14 de agosto de 1943. O filme ganhou vários prêmios em vários festivais de cinema, incluindo o mais prestigiado Grand Prix de Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado no 19º Oscar.