Para encerrar as atividades culturais de 2017, a Casa da Memória Italiana promoverá um encontro de profissionais, pesquisadores e amantes da fotografia no dia 16 de dezembro (sábado), às 15h. Para a ação, foram convidados três especialistas no assunto, dois deles de Ribeirão Preto e outro da capital São Paulo: o fotógrafo e laboratorista Beto Baptista, a artista visual Heloisa Junqueira e o diretor de fotografia e publicitário Rodolfo Felipe Neder. A atividade será mediada pela conselheira técnica da instituição, historiadora e pesquisadora do assunto, Tania Registro.

O encontro tem como objetivo o lançamento da proposta da Casa da Memória Italiana em oferecer oficinas e palestras sobre fotografia durante o ano de 2018, fomentando a formação artística e histórica dessa linguagem explorada ao longo do século XX nos documentos e nas produções culturais. A ação tem a parceria do Ateliê Heloisa Junqueira e da Polyedro.

O evento, que é gratuito, trará várias perspectivas do trabalho com a fotografia. Beto compartilhará com as novas gerações a mágica da técnica analógica. Heloisa, que a utiliza como um dos suportes para a sua produção artística, apresentará o trabalho de quatro profissionais italianos, entre eles Massimo Vitali, nascido em Lucca, e o milanês Paolo Ventura. Rodolfo completa a discussão tratando sobre comunicação criativa e inteligente, e apresenta um breve histórico sobre a foto antes do smartphone.

 

SERVIÇO:

Conversa sobre Fotografia na Casa da Memória Italiana

Data: 16/12/2017 (sábado)

Horário: às 15h

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776 – Ribeirão Preto/SP)

Entrada: gratuito

Inscrição: casadamemoriaitaliana@gmail.com / (16) 3625-0692