O primeiro encontro foi dedicado a temática das histórias de famílias publicadas em livros, tendo como convidados a Doracy Fascino e Ademir Mazzuia que dedicaram a memória de seus antepassados.  Para o segundo encontro a ser realizado no sábado dia 21/04 das 15h às 17h, convidamos a todos interessados a trazerem suas fotos de famílias para começarmos um trabalho de registro documental.

O Encontro de Família do dia 21/04 tem como objetivo mobilizar a memória a partir das imagens, relembrar as histórias que foram vividas e contadas pelos avôs, tios, bisavôs e entre outros parentes que imigraram da Itália para o Brasil.

Tragam aqueles retratos de família guardadas em álbuns e caixas ou mesmo penduradas nas paredes e nos conte sobre a história de seus antepassados. A intenção é iniciar um trabalho de pesquisa de retrato de família e reunir as histórias dos imigrantes italianos através das fotografias.  Iremos digitalizar todas as fotos e organizar todas as informações no banco de dados para futuramente apresentar em exposições e variadas ações culturais.

Faça parte do encontro e traga a fotografia de sua família!

 

Encontro de Família

dia 21/04/2018 (sábado) das 15h as 17h

Acesso gratuito.

Local: Casa da Memória Italiana – Rua Tibiriçá, 776. Centro Ribeirão Preto-SP

 

ENCONTRO DE FAMÍLIA

O Encontro de Família é uma ação desenvolvida pela Casa da Memória Italiana dedicada a troca de histórias, de informações e de documentos sobre o processo de imigração italiana para o Brasil e o estabelecimento das famílias na região de Ribeirão Preto. O objetivo é aproximar os descentes e suas histórias à Casa da Memória Italiana, para estimular a difusão e a pesquisa histórica sobre o legado dos italianos na nossa cultura.

As ações realizadas nos encontros contemplam a discussão sobre pesquisa histórica, publicações das histórias de famílias e questões da memória oral. Pretende ainda  apresentar alternativas de preservação documental e refletir sobre o papel dos italianos para o crescimento econômico, gastronômico e cultural na região de Ribeirão Preto.

FOTOS DO ENCONTRO DE FAMÍLIA 24/03/2018