É interessante observar a configuração da família como um aspecto da cultura italiana, como um forte elemento de agregação que resiste às transformações da vida na Itália até os dias atuais.

No Brasil, entre os descendentes de italianos, existe uma predominante característica de valorização dos grupos familiares cujos laços se estreitam por meio das vivencias e experiências cotidianas, como por exemplo as reuniões festivas ao redor da mesa,  o tradicional almoço aos domingos.

Ao analisar algumas expressões na língua italiana como Mamma Mia e Madonna! é perceptível a valorização da relação familiar na fala cotidiana. Posto isso, cabe ressaltar que os grupos familiares e seus agregados, que partiram da Itália, fomentaram nas terras brasileiras a constituição de uma forma de viver que reconhece na Família um lugar onde são estabelecidos os laços afetivos, os aprendizados, as tradições, as histórias e memórias.

Neste sentido, aproximar e lançar luz sobre as práticas do cotidiano dos italianos e seus descendentes é uma maneira de fomentar a reflexão e conhecimento sobre a cultura –  como as pessoas expressam e se relacionam com a língua, a culinária, as artes e os laços pessoais e familiares.

 

O Encontro de Família é uma ação desenvolvida pela Casa da Memória Italiana dedicada a troca de histórias, de informações e de documentos sobre o processo de imigração italiana para o Brasil e o estabelecimento das famílias na região de Ribeirão Preto. O objetivo é aproximar os descentes e suas histórias à Casa da Memória Italiana, para estimular a difusão e a pesquisa histórica sobre o legado dos italianos na nossa cultura.

As ações realizadas nos encontros contemplam a discussão sobre pesquisa histórica, publicações das histórias de famílias e questões da memória oral. Pretende ainda  apresentar alternativas de preservação documental e refletir sobre o papel dos italianos para o crescimento econômico, gastronômico e cultural na região de Ribeirão Preto.

O primeiro encontro será dedicado a temática das histórias de famílias publicadas em livros, tendo como convidados alguns descendentes de italianos que se dedicaram ao levantamento documental sobre seus antepassados.

 

Datas dos próximos Encontros de Família, aos sábados das 15h às 17h: dias 24/03 e 14/04.

Acesso gratuito.

Local: Casa da Memória Italiana