Confira as ações culturais que a Casa da Memória Italiana oferece e realiza com a comunidade.

Coro Memorie D’ Itália

O Coro Memorie D’Itália é  um grupo de apaixonados pela música e pela Itália, parceiro da Casa da Memória Italiana desde 2015, que utiliza semanalmente as dependências da casa como espaço de ensaio e estudo das canções italianas. O trabalho desenvolvido pelo Coro Memorie D’Itália busca manter viva as raízes italianas e divulgar a cultura dos antepassados imigrantes, expoentes ribeirão-pretanos, assim como reacendê-la a seus descendentes.


Concerto de Natal

No início de dezembro é realizado nos jardins da fachada da Casa o Concerto de Natal. O evento musical busca ser uma atividade tradicional de comemoração do natal por meio das músicas cantadas em italiano. O concerto conta com a presença do Coro Memorie D’Itália e diferentes participações especiais a cada ano.


Férias na Casa Italiana

Nas férias escolares a Casa da Memória Italiana organiza atividades especiais para crianças e jovens, desenvolvendo visita mediadas com brincadeiras e dramatizações e oficinas de arte.


Exposição de arte contemporânea

O Instituto Casa da Memória Italiana tem como um dos seus objetos a promoção de ações no campo das artes visuais. Em 2016 aconteceu a primeira Exposição de Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana, experiência que integrou produções dos artistas ribeirão-pretanos do “Ateliê de Pesquisa em Poéticas Visuais Latitude 22” com as diversas leituras sobre o espaço, a casa, memórias e modos de viver.


Semana de Museus – MINC

A Casa participa desde de 2015 da programação da Semana de Museus, realizada anualmente no mês de maio, desenvolvendo atividades especiais com a comunidade. A Semana de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e propõe a cada ano um tema para a execução de atividades diversificadas em instituições culturais, principalmente, museológicas, para comemorar o Dia Internacional de Museus (18/5).


Oficinas de arte e ofícios

As oficinas desenvolvidas são relacionadas a produções visuais e decorativas, utilizando o acervo e arquitetura da Casa da Memória Italiana como referencial de estudo e proposição de práticas. Algumas das oficinas previstas são de estêncil; de aplicação de folha de ouro (ou douramento); de aquarela e de fotografia.


Ciclos de Filmes Italianos

A realização do Ciclo de Filmes Italianos tem a intenção de valorizar a cinematografia italiana, promovendo exibição de filmes italianos clássicos e debates com o público.