A Casa da Memória Italiana, no âmbito dos eventos ligados à Feira do Livro de Ribeirão Preto, tem o grande prazer de comunicar a participação do escritor Ricardo Lísias, que proferirá uma palestra sobre Literatura e Colecionismo” na própria sede da Casa, na rua Tibiriçá 776, no dia 24 de maio às 19.30.

Ricardo Lísias é Doutor em Literatura Brasileira pela USP e, atualmente, Pós-Doutorando na Unifesp. É autor de vários romances de grande destaque, entre os quais O livro dos mandarins (Alfaguara, 2009) e Divórcio (Alfaguara, 2013). Ainda publicou dois livros de contos e vários textos de crítica literária em formato e-book. Integra o comitê editorial da revista Granta, que se dedica à publicação dos melhores jovens escritores brasileiros. Finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira em 2006, do Prêmio Jabuti em 2008 e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, tem seus livros publicados no exterior, com versões em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês e hebraico.

A participação do autor surge de uma proposta elaborada a partir, principalmente, de um de seus romances, O céu dos suicidas (Alfaguara, 2012), no qual um amplo espaço é dedicado à relação do protagonista com o colecionismo que, ao longo da história, se torna elemento nodal de sustentação do enredo.

Dentro das atividades da Casa da Memória, que está em fase de desenvolvimento de seu projeto museológico, consideramos que a discussão da temática do colecionismo, como vem sendo tratado pela literatura (basta lembrar, entre outros, autores como o Nobel Orhan Pamuk e, recentemente publicada no Brasil, a japonesa Yoko Ogawa) adquire um papel de destaque como elo essencial entre a memória pelo viés da literatura e os espaços físicos que a propõem aos olhos dos visitantes. Afinal, todos os museus oferecem ao público suas coleções através de uma narrativa que busca torna-las memoráveis!