Em abril de 2021 a Casa da Memória Italiana lança uma série de Mostras Virtuais que fazem parte das ações de Fruição vinda dos recursos adquiridos pelo Edital PROAC Expresso LAB 44, via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Acompanhe, participe e conheça mais sobre este museu! 

 

Programação geral – Abril 2021

  • Segunda-feira ou Terça-feira: Cultura e Saúde em Libras – ESTREIA 06/04
  • Quarta-feira: Acervo em destaque – ESTREIA 14/04
  • Quinta-feira: Museu em libras – ESTREIA 08/04
  • Sexta-feira e Domingo: Biblioteca do Museu – ESTREIA 09/04
  • Sábado: Oficina de Libras/Português – ESTREIA 29/04
  • Por Agendamento: Visitas Mediadas (presencial ou virtual)

Cultura e saúde em Libras (Ações Virtuais)

Resumo: O objetivo das ações virtuais “Cultura e saúde em Libras” é oferecer um espaço de acesso a informações relevantes sobre questões atuais direcionada a comunidade surda e interessados em geral. As ações são oportunidades de fortalecimento da comunidade e de conquistas de direitos à participação, independência e autonomia do sujeito. Todas as ações serão apresentadas em Libras com interpretação simultânea da língua portuguesa.

Estreia do conteúdo online: 06 de abril de 2021

Programação da mostra virtual:

  • 06/04 – Palestra Saúde Mental
  • 12/04 – Bate-papo sobre filme ou serie (sobre família e comunidade surda)
  • 20/04 – Visita Mediada Virtual em Libras
  • 26/04 – Contação de História

 

Mostra Virtual “Acervo em destaque”

Resumo: A Mostra Virtual “Acervo em destaque” será uma forma de difusão e fruição estética e cultural de algumas peças do acervo do Museu Casa da Memória Italiana. A Mostra Virtual será exibida no site institucional e nas redes sociais @casadamemóriaitaliana, no Instagram, Facebook e YouTube.

Estreia do conteúdo online: 14 de abril de 2021

Programação da mostra virtual:

  • 14/04 – Mobiliário – A Chapeleira
  • 21/04 – Objeto – Bulê Batatais
  • 28/04 – Arquitetura – Ladrilho Hidráulico

 

Mostra de Vídeos – Museu em Libras

Resumo: A mostra de vídeos Museu em Libras ensinará alguns sinais que representam a instituição e o seu acervo. A proposta complementa as oficinas em Libras desenvolvidas para os funcionários do Museu, realizado presencialmente em fevereiro e, para crianças surdas e seus responsáveis, a ser realizado de maneira híbrida em março e abril.

A mostra dos vídeos e as oficinas realizadas pelos professores Daniela Farineli Melo e Lucas Rafael Gomes Dos Santos e coordenação técnica de Carla Damasceno.

Pré-produção:

– Capacitação em Libras para funcionários do Museu Casa da Memória Italiana

fevereiro –  dias 03, 10, 17 e 24/02 (quarta-feira), Horário das 14h às 17h

– Oficina de Libras/Português com crianças surdas e seus responsáveis – Nos sábado de manhã, entre março e abril de 2021, iniciando no dia 13/03, das 10h às 12h.

Estreia do conteúdo online: 08 de abril de 2021

Programação da mostra virtual:

  • 08/04 – Museu em Libras – o sinal do Museu Casa da Memória Italiana
  • 15/04 – Museu em Libras – explicando o funcionamento das portas
  • 22/04 – Museu em Libras – objetos e seus sinais
  • 29/04 – Exposição dos depoimentos

 

Mostra Virtual da Biblioteca do Museu

Resumo: A Mostra Virtual da Biblioteca do Museu será uma forma de difusão e fruição estética e cultural entre os acervos do Museu Casa da Memória Italiana, sendo organizado numa ocupação dos livros e documentos junto as peças museológicas. Em conjunto a esta exibição serão apresentados vídeos sobre a prática do trabalho na Biblioteca do Museu Casa da Memória Italiana. A Mostra Virtual será exibida no site institucional e nas redes sociais @casadamemóriaitaliana, no Instagram, Facebook e YouTube.

Ocupação de parte do acervo bibliográfico e arquivístico do Museu Casa da Memória Italiana no seu espaço expositivo por meio de fotos e vídeos que fazem parte difusão da mostra virtual.

As exibições sobre o trabalho na Biblioteca do Museu Casa da Memória Italiana serão apresentadas pela bibliotecária contratada para organização e identificação da coleção Bruno Gallucci.

Pré-Produção: Preservação dos acervos bibliográfico e arquivístico do Museu Casa da Memória Italiana. Organização e identificação da coleção Bruno Gallucci recém adquirida, por meio da doação da família. Fevereiro a março de 2021, todas as quartas, quintas e sextas-feiras

Estreia do conteúdo online: 09 de abril de 2021 – Dia da biblioteca

Programação da mostra virtual:

  • Sextas-feiras: 9, 16, 23 e 30/04 – Livros da Biblioteca Bruno Gallucci: exposição de fotos e vídeos
  • Domingo: 11, 18 e 25/04 – Trabalhando na Biblioteca do Museu Casa da Memória Italiana: exibição de vídeos

Oficina Libras/Português para crianças surdas e seus responsáveis

Resumo: Nos sábado de manhã, entre março e abril de 2021, iniciando no dia 13/03, acontecerá a Oficina Libras/Português (Gratuita) para crianças surdas de 07 a 12 anos de idade e seus responsáveis (10 vagas).

O ensino será híbrido com ações online e presenciais, quando possível. Os professores da oficina, a Daniela Farineli Melo e o Lucas Rafael Gomes, irão explorar vocabulário e especificidades linguísticas da vida doméstica com ações práticas junto ao acervo do Museu Casa da Memória Italiana.

Duração: Nos sábado de manhã, entre março e abril de 2021, iniciando no dia 13/03, das 10h às 12h.

Estreia do conteúdo online: 29 de abril – Exposição dos depoimentos – Mostra de Vídeos Museu em Libras

Fruição por Agendamento

Visitas Mediadas Virtuais

Resumo: Pensando em oferecer alternativas de visitação em grupo para período de distanciamento físico o Museu Casa da Memória Italiana elaborou uma proposta de Visita Mediada Virtual. Escolas e grupos que tenham interesse em realizar essa atividade pedagógica podem entrar em contato para agendarmos a apresentação da proposta.

O projeto Museu na Escola visa promover um aprendizado a respeito da atuação e relevância dos museus, em que trata da comunicação, da conservação e da pesquisa do seu acervo, sendo aplicada por meio interativo e virtual e, desenvolvido pedagogicamente para envolver conteúdos de História e de Arte para Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio.

A ação educativa é fundamentada na BNCC, abordando o conhecimento e competência de maneira equivalente a idade correspondente, e oferecendo atividades compatíveis ao nível escolar. Todas os níveis contarão com o tour virtual guiado com presença de 2 mediadores, que farão uma dinâmica inicial com bate papo e seguirão com a visita realizada na plataforma de aula remota escolhida pela escola ou grupo.

Programação das Visitas Mediadas Virtuais:

ETEC’s:

  • 23/03 – Terça; 9h às 10h30 ( 1º colegial Administração )
  • 14h20 às 15h40 ( 2º colegial Eletrotécnica)
  • 24/03 – Quarta; 10h50h às 11h50 ( 1º colegial Administração )
  • 13h30 às 14h30 ( 1º colegial Administração )
  • 25/03 – Quinta; 7h30 às 8h40 ( 2º colegial Automação Industrial)

Visitas Mediadas (presencial)

Resumo: Conhecer o Museu Casa da Memória Italiana é como fazer uma viagem para década de 1920. Um passeio pelos diferentes ambientes decorados e preservados, acompanhado de uma boa conversa sobre a história de Ribeirão Preto, os moradores e a cultura italiana predominante na região de Ribeirão Preto. Seguindo os protocolos e procedimentos exigidos pelo governo para reabertura de centros culturais faz necessário o agendamento prévio da visita para garantir a segurança do público e da equipe do museu.

Duração:

  • Sábados, abril às 10h30 e 11h30

As datas de visita podem ser alteradas, caso a região de Ribeirão Preto entre na fase vermelha do Plano São Paulo