Os imigrantes italianos, bem como japoneses, árabes, portugueses, espanhóis, contribuíram para o desenvolvimento econômico do Brasil no início do século XX.
Os imigrantes sustentaram a economia cafeeira e fizeram parte da formação da cultura e da sociedade brasileira. A vinda dos estrangeiros para o Brasil fez o país desenvolver trabalhos especializados atendendo a demanda da população local, que agora ganhava um novo perfil. O Brasil ganhou novos nomes, sobrenomes, culinária, vestuário, música e entre outras identidades.
Acesse alguma das histórias orais levantadas ao longo de projetos de pesquisas desenvolvidas desde 2015.
FORÇA ITALIANA
A “FORÇA ITALIANA” é parte de Ribeirão Preto? Um sorveteiro, o dono de uma cantina, um sapateiro, um grande empresário do ramo de construções, o comerciante que há décadas cuida de um armazém: o que têm a contar esses atores do cotidiano? São muitas histórias! Décadas de trajetórias, que têm suas raízes na cultura italiana e ajudaram a construir e constituir a cidade. Histórias que precisam ser contadas e eternizadas, porque são patrimônio.
Pensando em tudo isso, a Casa da Memória Italiana, em parceria com o História do Dia, lança a partir de setembro o projeto “Força Italiana”. Em busca de resgatar as memórias de trabalhadores e famílias de trabalhadores italianos que escreveram em Ribeirão suas trajetórias, iremos colher depoimentos e transformá-los em histórias, que serão publicadas AQUI e também em um livro a ser lançado em 2020.
Vem muito trabalho pela frente! Feito com muita força e vontade de preservar nossa história! Participe também! Conhece uma família de “força italiana”? Nos envie sua sugestão de história por mensagem!
Clique aqui para ler
PROJETO MEMÓRIA ITALIANA – VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS
Por meio do Projeto Memória Italiana, realizado via lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo (PROAC), foi pesquisado e registrado através da metodologia memória oral tendo como produto final 11 videodocumentários. Essa produção pode ser acessada por aqui.
Aproveitem da seção dos vídeos documentários ou trechos selecionados!