Os imigrantes italianos, bem como japoneses, árabes, portugueses, espanhóis, contribuíram para o desenvolvimento econômico do Brasil no início do século XX.

Os imigrantes sustentaram a economia cafeeira e fizeram parte da formação da cultura e da sociedade brasileira. A vinda dos estrangeiros para o Brasil fez o país desenvolver trabalhos especializados atendendo a demanda da população local, que agora ganhava um novo perfil. O Brasil ganhou novos nomes, sobrenomes, culinária, vestuário, música e entre outras identidades.

Acesse alguma das histórias orais levantadas ao longo de projetos de pesquisas desenvolvidas desde 2015.

FORÇA ITALIANA

A “FORÇA ITALIANA” é parte de Ribeirão Preto? Um sorveteiro, o dono de uma cantina, um sapateiro, um grande empresário do ramo de construções, o comerciante que há décadas cuida de um armazém: o que têm a contar esses atores do cotidiano? São muitas histórias! Décadas de trajetórias, que têm suas raízes na cultura italiana e ajudaram a construir e constituir a cidade. Histórias que precisam ser contadas e eternizadas, porque são patrimônio.

Pensando em tudo isso, a Casa da Memória Italiana, em parceria com o História do Dia, lança a partir de setembro o projeto “Força Italiana”. Em busca de resgatar as memórias de trabalhadores e famílias de trabalhadores italianos que escreveram em Ribeirão suas trajetórias, iremos colher depoimentos e transformá-los em histórias, que serão publicadas AQUI e também em um livro a ser lançado em 2020.

Vem muito trabalho pela frente! Feito com muita força e vontade de preservar nossa história! Participe também! Conhece uma família de “força italiana”? Nos envie sua sugestão de história por mensagem!

Clique aqui para ler

PROJETO MEMÓRIA ITALIANA – VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS

Por meio do Projeto Memória Italiana, realizado via lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo (PROAC), foi pesquisado e registrado através da metodologia memória oral tendo como produto final 11 videodocumentários. Essa produção pode ser acessada por aqui.

Aproveitem da seção dos vídeos documentários ou trechos selecionados!

Clique aqui para assistir