Ir para o conteúdo

Visitas com agendamento prévio
qui às 15h | sex às 15h | sáb às 10h e 11h30


Educativo Acessibilidade

Responsabilidade Social

O papel social dos museus está na conservação do patrimônio material e imaterial de um povo ou de uma época, a fim de que gerações futuras possam ter acesso a esse acervo. Entretanto, devido a diversas questões os museus ainda carregam o estigma de lugares elitizados e fora do alcance de boa parte da população. Por isso, o papel social dessas instituições é de estimular a democratização do acesso aos acervos, a fim de que a população tenha contato com diferentes expressões culturais.

A Casa da Memória Italiana compreende o papel educativo e transformador dos museus na vida do indivíduo e o no desenvolvimento da comunidade. Por isso, temos realizado desde 2020 ações diversificadas objetivando uma maior troca com outros públicos e democratizando o acesso da cultura a população. Esse processo de abertura e abrangência para diversos públicos se consolidou no período da pandemia que por meio do isolamento social colocou em evidência a importância da cultura não apenas como instrumento de lazer, mas para o desenvolvimento psicoemocional dos indivíduos.

Algumas atividades que o museu tem desenvolvido são:

  • Assistência com alimentação, roupas e produtos de higiene para pessoas em situação de rua e famílias que se encontram em vulnerabilidade social por meio de parceria com ONGs e empresas que compões nossa rede solidária e colaborativa.
  • Trabalho de inserção sociocultural com refugiados venezuelanos, com realização de atividades educativas e culturais para as famílias como aulas de português, visitas mediadas, atividades para o público infantil e assistência com alimentação, roupas e produtos de higiene.
  • Parceria com Instituto Arboreser que realiza plantios de árvores em todo município. A parceria visa o desenvolvimento da educação ambiental, e a contribuição com plantio e fiscalização do cuidado da área verde do nosso entorno.
  • Capacitações, oficinas e eventos direcionados ao público surdo mudo. Realização diversas palestras e lives com tradução simultânea em libras; capacitação interna de introdução a língua brasileira de sinais para que os funcionários do museu estivessem prontos para acolher esse público e, visitas mediadas e oficinas para a comunidade surda muda e seus familiares.

Agenda 2030- Sustentabilidade, Cultura, Parcerias e Meios de Implementação

Agenda 2030- Sustentabilidade, Cultura, Parcerias e Meios de Implementação

A Casa da Memória Italiana segue como norteadora de suas ações a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos globalmente até o ano de 2030.

O ODS 17- Parcerias e Meios de Implementação tem como meta o fortalecimento dos meios de implementação e a revitalização global para o desenvolvimento sustentável. A Casa da Memória Italiana conta com diversos parceiros e apoiadores para as realizar diversas ações, principalmente as desenvolvidas no âmbito da Responsabilidade Social.

Nesse âmbito podemos destacar Instituições como o Instituto Ribeirão 2030, que atua a favor do desenvolvimento da cidade por meio de estudos e ações em conjunto com a sociedade civil organizada, e tem como base os princípios da Agenda 2030 a fim de pensarmos globalmente e agirmos localmente (com ênfase em Ribeirão Preto e região).

Empresas como a Usina da Pedra, Maubisa, Agro Uvá, Elenco & Associados Arquitetura, Scuola de Cultura Italiana, Mega Sistema de Comunicação, Santa Helena Produtos Alimentícios.

E as ONGs parceiras, que fortificam essa rede colaborativa e atuam na linha de frente com o trabalho de campo próximo as comunidades e os grupos assistidos: Corações Solidários, ONG Mãos que Ajudam, Casa das Mangueiras e diversos voluntários que contribuem individual e anonimamente com os projetos sociais.

Mouse apontando para o ícone de acessibilidade

Toque ou passe o mouse em cima do símbolo de libras nos elementos da página

Por que não vejo o ícone em todos os elementos?

Os vídeos em libras foram criados pelo próprio museu especificamente para os conteúdos acessíveis afim de ter uma experiência melhor ao público com deficiência, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas.

Encontrei algum problema com a ferramenta. O que eu faço?

Por favor entre em contato com o museu pelos links fornecidos no site e relate o problema para que possamos avisar a equipe que desenvolveu a ferramenta.