A Casa da Memória Italiana e o Museu da Cana realizarão ações conjuntas para a 16ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Ibram, que acontece em maio para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A temática de 2018 é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A programação será desenvolvida no espaço da Casa da Memória Italiana, nos dias 18, 19 e 26 de maio, e terá encontros de profissionais e estudantes em mesas-redondas e seminário para discutir questões relativas ao acesso à informação e aos modos de interação no avanço da conectividade digital.
Inscrições prévias: preencher o formulário clicando aqui.
MESA REDONDA | MUSEUS HIPERCONECTADOS: ACESSIBILIDADE | Dia 19/05 (sábado) – 9h às 12h
Diálogo e conexões entre os museus e os públicos, com destaque a questão da acessibilidade. Irão se reunir DANIELA LEAL, doutora em Psicologia da Educação e docente do Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP, ANGELICA FABBRI, museóloga e diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – Organização Social de Cultura parceira da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e MARLENE TAVEIRA CINTRA, psicopedagoga e atual presidente da ADEVIRP – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região.
MESA REDONDA | MUSEUS HIPERCONECTADOS: TECNOLOGIAS | Dia 19/05 (sábado) – 14h às 17h
A contemporaneidade e o paradigma digital impactam e propõem novas perspectivas nas ações museais, seja na preservação e digitalização de acervos à interação com público diretamente com seu acervo físico ou pelas mídias sociais. Para mesa redonda estarão presentes DORA STEIMER que falará sobre a pesquisa em curadoria e design da informação, SAULO RODRIGUES, gerente da incubadora de empresas do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, EDUARDO AUGUSTO SENA, consultor em políticas públicas e doutorando em Ciência da Informação ECA-USP e LUCIANA PIAZZON BARBOSA LIMA, coordenadora da pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
SEMINÁRIO | MUSEUS HIPERCONECTADOS: PESQUISA E DIFUSÃO | Dia 26/05 (sábado) – 9h às 12h
Graduandos e profissionais irão expor as pesquisas realizadas em colaboração entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão da nossa região, tendo como objetivo reforçar as relações dos museus com seu entorno acadêmico.
COMUNICAÇÕES:
História da Cana-de-açúcar
TÂNIA REGISTRO. Historiadora, fotografa, atua em pesquisa e organização de Acervos:
Levantamento métrico da Casa da Memória Italiana: o início de uma história
FABÍOLA ANVERS; YOLANDA GARCIA CIPRIANO, Arquitetas e curadora independente.
Arquitetura e História do Engenho Central
RODRIGO JABUR E TANIA REGISTRO. Arquiteto e professor do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP; Historiadora, fotografa, atua em pesquisa e organização de Acervos.
Desenvolvimento do CEDOC Casa da Memória Italiana
RAQUEL JACOB PEREIRA; ROGERIO HONÓRIO JUNIOR; GIULIA CRIPPA, Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP.
Cadastro Arquitetônico como ferramenta de conservação preventiva da Casa da Memória Italiana.
ANGELA JUSSANIA CHRISTMANN; FELIPE MALVASSORE; JADIEL WYLLIAM TIAGO; HENRIQUE TELLES VICHNEWSKI, Arquitetura e Urbanismo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP.
Engenho Central Schmidt: Compreensão histórica, arquitetônica e levantamentos.
CAMILA GOMES PEPI PAULUCCI; JEANDRA CALADO ARAUJO; JADIEL WYLLIAM TIAGO; HENRIQUE TELLES VICHNEWSKI Arquitetura e Urbanismo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto-SP.
Estudo dos ornamentos de fachada da Casa da Memória Italiana
GIOVANI FRANDINO KORMAN; ANA CIRIGLIANO, Arquitetura e Urbanismo Centro Universitário Estácio/Uniseb, Ribeirão Preto-SP.
Informação & Cultura: uma experiência de extensão no Museu da Cana
GUILHERME SOUZA; MELINA AMARO; ANANDA CRUZ; GUSTAVO FERREIRA CHELLEGATTI; VIVIANE FACHINI; MARCO ANTONIO ALMEIDA, Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP.
Educação Patrimonial: produção de material didático das edificações do Museu da Cana e da Casa da Memória Italiana
SIMONE TANOUE VIZIOLI; JOUBERT JOSÉ LANCHA; PAULO CÉSAR CASTRAL; JOÃO VICTOR GARCIA MARIEOTTI; JULIA DE PAULA GONÇALVEZ; LAURA FELIPPE TOGGLER; LUIZ FILIPE RODRIGUES GAMBARDELLA; MATEUS DA SILVA BARUFI; MATHEUS HENRIQUE DE CASTRO MIRANDA, Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos-SP.
MESA REDONDA | MUSEUS HIPERCONECTADOS: NOVOS PÚBLICOS | Dia 26/05 (sábado) – 14h às 17h
Para essa temática será aberto um diálogo entre os grupos comunitários, associações e coletivos culturais da região.
Participação:
LUIS ROGÉRIO HONORIO DA SILVA, Centro Cultural Cabeça Di_Nego, Sertãozinho-SP.
RENATO VITAL (TOMATE), ONG Vivacidade e Coletivo Fuligem, Ribeirão Preto-SP.
JONAS PEREIRA PASCHOALICK, Armazém Baixada, Ribeirão Preto-SP.
MARIA CUSTÓDIA GUEDES FONSECA (TOIA FONSECA), Galeria de Arte Toia Fonseca e Espaço Casa Branca, Ribeirão Preto-SP.
SERVIÇO:
Local: Casa da Memória Italiana. Rua Tibiriçá, 776. Centro, Ribeirão Preto-SP.
Inscrições prévias: preencher o formulário clicando aqui.
Vagas limitadas.
Atividade Gratuita