Ser voluntário é doar seu tempo, energia e criatividade, mas ganha-se em troca convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil. Seja você também um voluntário na Casa da Memória Italiana.

É preciso ter idade mínima de dezoito anos e preencher a ficha de inscrição demostrando seu interesse e aguardar que uma vaga para voluntário esteja aberta.

Agradecemos muito seu interesse pela Casa da Memória Italiana.

Confira abaixo as vagas de voluntário disponíveis:

Voluntário para Pesquisa de conteúdo

  • Mapear os arquivos institucionais que tenham documentação referente a imigração e memória italiana de Ribeirão Preto e desenvolver um guia documental bibliográfico a ser utilizado como pesquisa referencial.

Voluntário para Biblioteca – banco de dados

  • Atualização da catalogação dos livros pelo programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE).

Voluntário para Pesquisa dos visitantes (perfil e satisfação)

  • Compilar as respostas obtidas nas pesquisas do público visitante e produzir relatórios conforme diretrizes pré-estabelecidas.

Voluntário para Banco de imagens – acervo

  • Fotografar ambientes, objetos e digitalizar fotografias e documentos do acervo.

Voluntário para Mediação com público

  • Atuar na ação educativa, acolhendo o público na visita mediada, possibilitando trocas de histórias e conhecimentos relacionados a história da vida social, arte decorativa, história de Ribeirão Preto, história da imigração italiana e cultura italiana.

Voluntário para Pesquisa História Oral

  • Contatar descendentes de italianos para entrevistas e acompanhar atividades de gravação, catalogação e difusão das histórias contadas.

Voluntário para Conservação de Acervo

  • Acompanhar os conservadores nas atividades relativas à higienização, manuseio e acomodação das obras nas reservas técnica.