Sala de Visitas. | Foto: Otávio Leite
Sala de Visitas. | Foto: Otávio Leite

O grande diferencial da Casa da Memória Italiana é seu acervo composto pela estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920. A preservação desse patrimônio foi possível pela constante manutenção e cuidado que os seus moradores tiveram ao utilizarem como sua residência até o ano de 2012.

O mobiliário que se encontra na Casa é organizado em três grandes grupos, diferenciando pelo estilo, artesão e a época que foram adquiridos. O maior conjunto foram produzidos pelo Fábrica de Móveis Miguel Nardella – São Paulo. O mobiliário da Sala de Jantar e Quartos formam esse conjunto decorativo e funcional com detalhes da marchetaria e ornamentos em metal.

O segundo conjunto de mobiliário localizado na Sala de Visita é destaque na Casa pelo refinamento de realeza francesa. A influência de estilo predominante na sala é do estilo Luís XIV, como motivos ornamentais de conchas, folhas de acanto e todo o esplendor e exuberância do dourado real. Esse conjunto foi produzido pelos irmãos Gino e Renato Ghilardi, mestre da Oficina de Tapeçaria do Liceu de Artes e Oficios de São Paulo. O terceiro conjunto não segue um padrão de estilo, as peças foram reunidas por serem produzidos pela Fábrica de móveis Delloiagono & Cia, Oficinas de Ribeirão Preto e também serem adquirido pela família Biagi.

O acervo também conta com objetos que a família Biagi adquiriu e ganhou ao longo do tempo e também de fotografias e documentos pessoais.

Galeria de Imagens