Ir para o conteúdo

Visitas com agendamento prévio
qui às 15h | sex às 15h | sáb às 10h e 11h30


Educativo Acessibilidade

Acervo Museológico

O Museu Casa da Memória Italiana, na tipologia de museu-casa, reúne um acervo diversificado ligado a diversos aspectos da vida privada, como: mobiliário, objetos pessoais, pintura, pequenas esculturas, utensílios domésticos, documentos e fotografias. O acervo museológico do museu foi constituído inicialmente por peças originais e autenticas, deixada pelas últimas moradas, as irmãs Osônia Biagi e Angela Biagi. Atualmente, o museu conta com cerca de 1.334 itens de acervo museológico.

A estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920 compõe o patrimônio material do MCMI. A preservação do patrimônio arquitetônico foi possível pela constante manutenção e cuidado, que os seus moradores tiveram ao utilizarem como sua residência até o ano de 2012.

O mobiliário que se encontra na Casa é organizado em três grandes grupos, diferenciando pelo estilo, artesão e a época que foram adquiridos. O maior conjunto foram produzidos pelo Fábrica de Móveis Miguel Nardella – São Paulo. O mobiliário da Sala de Jantar e Quartos formam esse conjunto decorativo e funcional com detalhes da marchetaria e ornamentos em metal.

O segundo conjunto de mobiliário localizado na Sala de Visita é destaque na Casa pelo refinamento de realeza francesa. A influência de estilo predominante na sala é do estilo Luís XIV, como motivos ornamentais de conchas, folhas de acanto e todo o esplendor e exuberância do dourado real. Esse conjunto foi produzido pelos irmãos Gino e Renato Ghilardi, mestre da Oficina de Tapeçaria do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. O terceiro conjunto não segue um padrão de estilo, as peças foram reunidas por serem produzidos pela Fábrica de móveis Delloiagono & Cia, Oficinas de Ribeirão Preto e serem adquirido pela família Biagi.

Mouse apontando para o ícone de acessibilidade

Toque ou passe o mouse em cima do símbolo de libras nos elementos da página

Por que não vejo o ícone em todos os elementos?

Os vídeos em libras foram criados pelo próprio museu especificamente para os conteúdos acessíveis afim de ter uma experiência melhor ao público com deficiência, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas.

Encontrei algum problema com a ferramenta. O que eu faço?

Por favor entre em contato com o museu pelos links fornecidos no site e relate o problema para que possamos avisar a equipe que desenvolveu a ferramenta.