Exibição gratuita de filmes neorrealista italiano nos dias 27/05, 24/06 e 22/07

Um dos pontos de encontro para quem aprecia cinema italiano em Ribeirão Preto é o Cine Memória Itália, iniciado em 2019 com a curadoria de Fernanda Stucchi e Fernando Trotta. A programação de 2022 começará com exibição de 3 filmes do diretor Vittorio de Sica, nas últimas sexta-feira de maio, junho e julho as 19h30. Mestre do Neorrealismo Italiano, Vittorio de Sica, diretor e ator recebeu quatro prêmios Oscar de melhor filme estrangeiro em 42 anos de carreira, dentre eles o filme “Vítimas da Tormenta” a ser exibido em 27/05.

O drama “Vítimas da Tormenta” apresenta a história dos garotos Pasquale e Giuseppe, que tentam ganhar algum dinheiro engraxando sapatos em Roma logo após a II Guerra Mundial. O roteiro propõe ao espectador pensar sobre condições sociais, miséria, sistema prisional, direitos humanos, educação e papel do Estado na tentativa de melhorar a vida e oferecer segurança aos seus cidadãos.

O filme “Umberto D”, que será exibido no dia 24/06 se passa na Itália no mesmo contexto pós II Guerra Mundial, contando a narrativa de um senhor aposentado, o Umberto Domenico Ferrari, ou simplesmente Umberto D. O roteiro de quebrar o coração, comum nos filmes do Neorrealismo italiano, traz a atuação carismática e cheia de delicadeza do ator protagonista não profissional, conferindo grande naturalidade à obra.

No dia 22/07 a exibição será o filme “O Ouro de Nápoles”, que se compõe em seis episódios napolitanos estrelado por Silvana Mangano, Sophia Loren e Eduardo de Filippo. Algumas das histórias incomuns contam como um palhaço é explorado por um gangster; o inesperado casamento de Teresa, uma prostituta e um “vendedor de sabedoria” do “professor” Ersilio Micci.

As exibições são gratuitas e precisa fazer uma inscrição de interesse clicando aqui.

Mais informações pode entrar em contato direto pelo whatsapp institucional (16) 99760-9946