Integrantes irão se reunir todas as semanas a partir de abril 2022

Entre os dias 28 e 29 de março, a artista visual, arquiteta e curadora Yolanda Cipriano com o apoio da equipe do Museu Casa da Memória Italiana realizou entrevistas com todos os inscritos no processo seletivo para formar o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea.

Os integrantes selecionados são: Carlos Evangelista, Fernanda Dias, Gláucia Caram, Geciane Porto, Heloisa Frossard, Leonardo Rodrigues, Paula Chateaubriand, Rafaella Rímoli, Stefanie Queiroz e Susana Prado Barbosa. A coordenação do grupo será de Yolanda Cipriano.

O GEAC Museu Casa da Memória Italiana tem como um dos seus principais objetivos a investigação, análise e discussão de temas vinculados às artes visuais com foco em Arte Contemporânea. Haverá apresentação de vídeos, leitura de textos, análise de produções artísticas, pesquisa em bibliotecas com direcionamento de títulos sobre o tema proposto e participação ativa no roteiro cultural oferecido pela cidade e região. O GEAC terá como primeiro desafio fazer o levantamento da história das exposições de arte contemporânea realizadas do Museu Casa da Memória Italiana desde 2016. O grupo terá encontros semanais presenciais com duas horas de duração e irá iniciar suas atividades no próximo dia 6 de abril.

É importante destacar que o museu tem em seu estatuto o compromisso de contemplar produções de arte contemporânea, o que vem sendo feito ao longo da sua trajetória com exposições ocupando os ambientes do palacete.

Yolanda Cipriano é artista visual com atuação comprovada desde 2011, com várias exposições individuais e coletivas realizadas nos estados de Goiás, Santa Catarina e São Paulo, sendo a mais recente em fevereiro deste ano no Centro Cultural Palace em Ribeirão Preto, cidade onde vive e trabalha. É graduada em Arquitetura e Urbanismo e desde 2017 atua como curadora independente. É diretora-geral e integra a equipe curatorial do Centro de Arte Contemporânea W (CAC W).